Uma tarde com Raúl Pérez

Ao longo da minha vida vitivinícola, nas diferentes regiões do mundo, tenho desfrutado de alguns grandes momentos. Um deles foi em Outubro de 2020, quando, com os meus amigos Esteban e Salva, fui a Bierzo, depois de visitar o nosso amigo Jaime Suárez, enólogo no Dominio de Atauta. A viagem não tinha maior objectivo – que não é uma coisa pequena – do que conhecer um pouco melhor a zona vitícola das uvas mencía e godello, e, claro, aumentar a nossa amizade em relação a alguns copos de vinho.

Saímos de Valência sob um céu cinzento e ventoso. O Covid continuava a abraçar, mas a excitação de regressar a uma viagem de vinho depois de tanto confinamento superou qualquer inconveniente. Chegámos a Atauta no final da manhã. Jaime mostrou-nos o espectáculo que se realiza todos os dias neste vale mágico. Depois, uma refeição extraordinária, com vinhos ainda mais excelentes, acompanhou as risadas e a felicidade que sempre transbordam nas nossas reuniões. Foi então, a certa altura, que surgiu a questão de Jaime:

– O que é que vai fazer em Bierzo?
– Nada em particular. Desfrute da área… O que quer que a vida tenha reservado para nós.
– Não vai visitar nenhum viticultor?
– Estes são maus tempos para visitas, embora fosse bom visitar Raúl Pérez, mas achamos que não seria fácil.
– Espera, vou chamar o meu amigo Peique, eles são colegas.

Talvez, presumo que o leitor saiba quem é Raúl Pérez, em qualquer caso, esclarecerei que ele é um dos viticultores mais importantes do nosso país, famoso pela sua enorme barba branca, com um número infinito de projectos de vinho, cada um mais interessante do que o último.

Como era de esperar, Peique não localizou Raúl Pérez, por isso continuámos a nossa viagem sem dar muita importância ao encontro improvável. No dia seguinte, num “penat i fet”, almoçámos na Adega Algueira, onde apreciámos a sua gastronomia e vinhos, para terminar a tarde com um passeio num pequeno barco ao longo dos desfiladeiros do Sil, com um champanhe Bereche.

Mas como o Azár é caprichoso, na manhã seguinte, Jaime chamou-nos para nos dizer que Peique tinha localizado Rául, que estava encantado por nos receber, às quatro horas da tarde, na sua adega em Salas de los Barrios. Nós estávamos lá, como pregos. Não se pode deixar passar oportunidades como esta.

Foi a primeira vez que vimos o Raúl e, no entanto, essa visita foi como conhecer um amigo com quem se bebe vinho todas as semanas. Raúl começou a falar enquanto nos dava uma amostra de cada um dos barris dos muitos vinhos que produz. Quando não havia mais nada para provar e explicar, ele disse-nos que tinha alguns negócios para fazer, mas que depois podíamos jantar juntos em Villafranca, embora primeiro iríamos visitar a nova adega que ele tinha acabado de construir em Valtuille. E assim foi. No final da tarde, visitámos a nova adega e também a adega familiar. Cada vez mais barris, de diferentes vinhos. Alguns com um propósito específico, outros testam sem um objectivo e destino específicos, mas todos eles, vinhos unidos pela magia daquele génio que transmite calma, paz, serenidade e amizade.

A tarde deu lugar à noite e com ela a um jantar no Mesón Don Nacho, onde estiveram presentes a família Michelini Mufatto e outros amigos de Raúl. Mas esta é outra história… longa para contar.